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O SEO para imagem é uma ferramenta que, por vezes, é deixada de lado pelas empresas. Mas é preciso considerá-la explorar de forma estratégica e alcançar resultados.
Isso porque a otimização de imagens é um fator de ranqueamento para o Google. E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo: SEO para imagem e como criá-lo para os mecanismos de buscas. Continue nos acompanhando.
O que é SEO para imagem?
O SEO para imagem nada mais é do que o processo de otimização das fotos para os mecanismos de buscas, como o Google.
As ferramentas de buscas não “enxergam” as imagens como nós. Encontrar imagens é diferente de encontrar um texto; elas precisam de informações adicionais para entender do que se trata a imagem, e isso inclui:
- nome do arquivo;
- texto alternativo;
- título da imagem;
- tamanho do arquivo;
- formato da imagem.
Todos estes fatores servem para garantir que a imagem está, de fato, relacionada ao conteúdo.
Neste cenário, entra o SEO para imagem, uma ferramenta estratégica para ajudar as imagens do seu site a serem encontradas facilmente pelos motores de busca, como acontece com os conteúdos de texto.
Como fazer SEO para imagem
Existem muitas formas para fazer com que sua imagem apareça nos resultados dos motores de busca, como o Google.
E aqui, vamos desvendar algumas técnicas de SEO para isso. Vamos às dicas?
1. Usar bom título de imagem
O título é a descrição do conteúdo da imagem. Para ajudar os buscadores a entender o conteúdo da imagem, um bom título deve:
- ter descrição clara e objetiva do conteúdo da imagem, por exemplo, se a imagem é de um bolo de chocolate, um bom título poderia ser “Bolo de chocolate caseiro”;
- ter palavra-chave no conteúdo da imagem, a fim de ajudá-la a ser encontrada por usuários que estão procurando por esses termos específicos;
- ser curto e informativo, com média de 5 a 10 palavras.
Portanto, o título deve ser escrito de forma que faça sentido para o usuário.
2. Texto alternativo
O texto alternativo, ou “alt text”, é uma descrição da imagem que os mecanismos de busca podem ler.
Separamos algumas dicas de como você pode criar um texto alternativo eficaz:
- descreva o que está na imagem de maneira precisa;
- use palavras-chave relevantes, mas sem excessos;
- não comece o texto com “imagem de…” ou “foto de…”, pois os mecanismos de buscas já sabem que se trata de uma imagem.
Perceba que criar textos e títulos alternativos para SEO de imagem envolve descrever as imagens de maneira clara, específica e relevante, usando palavras-chave adequadas.
3. Nome de arquivo
O nome do arquivo vai muito além do que uma simples etiqueta. Fuja de nomes genéricos, como “IMG001.jpg”. Para ajudar os mecanismos de buscas a entender a sua imagem, o nome do arquivo deve ser específico com o que a imagem representa.
Esse nome é importante para SEO porque fornece informações iniciais sobre o conteúdo da imagem aos mecanismos de busca. Dessa forma:
- descreva a imagem de forma clara e específica;
- inclua palavras-chave relacionadas ao conteúdo da sua página e ao tema da imagem;
- utilize hifens (-) em vez de underlines (_) para separar as palavras;
- o nome do arquivo deve ser curto e direto.
- evite o uso de caracteres especiais e espaços.
Pronto! Agora você já sabe que imagens com nomes de arquivos otimizados podem aparecer mais nos resultados de busca de imagens, trazendo mais tráfego para seu site.
4. Tamanho do arquivo
O tamanho do arquivo pode afetar a velocidade e o carregamento do site. Justamente por isso, ele é tão importante para o SEO.
Então, acompanhe algumas dicas que separamos para você:
- redimensione as imagens para que correspondam às dimensões necessárias na página;
- comprima as imagens para reduzir o tamanho do arquivo sem comprometer a qualidade;
- escolha o formato certo para as imagens, como JPEG, PNG, WebP.
Esses simples cuidados ajudam a melhorar a velocidade do site, a experiência do usuário e, consequentemente, a visibilidade nos mecanismos de busca.
5. Formato da imagem
O formato da imagem é crucial para o SEO. A escolha ideal pode afetar tanto a qualidade quanto o tamanho do arquivo.
Então, como saber o formato ideal, com foco em SEO? Descubra a seguir:
- JPEG: ideal para fotos e imagens com muitas cores e detalhes, como paisagens, retratos e imagens complexas.
- PNG: recomendado para gráficos, logotipos, ícones e imagens com áreas de cor sólida e detalhes nítidos, e imagens que precisam de transparência.
- WebP: para fotos e imagens com detalhes, onde você deseja uma boa compressão e qualidade visual, além de imagens com transparência e animações.
- GIF: ideal para pequenas animações e gráficos simples com cores limitadas.
Cada formato tem as suas peculiaridades, e a escolha certa pode melhorar a velocidade de carregamento do seu site e garantir que suas imagens sejam bem exibidas em diferentes dispositivos e navegadores.
SEO para imagem com a Inside Digital
Ao longo deste conteúdo, você entendeu que, com o SEO, sua imagem pode alcançar mais visibilidade, além de gerar mais tráfego para o seu site.
Para tanto, contar com a ajuda de profissionais especializados pode fazer toda a diferença no seu negócio. E nós, da Inside Digital, fazemos exatamente isso. Criamos estratégias de SEO para imagem com foco nos mecanismos de buscas.
A Inside Digital está pronta para elevar a sua empresa a um próximo nível e ajudar você com essa otimização!
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